Centro Acolhimento
Home Cima Familias

Quando a Família é o centro de graves carências ou de violência física e/ou psíquica, as vitimas dessa situação são fundamentalmente as crianças. Os problemas que se produzem no seio da família atingem as crianças de forma directa e negativa. De um modo geral, estes núcleos familiares apresentam graves problemas de desestruturação, onde a conflitualidade e as carências de ordem económica, saúde ou educação têm uma acentuada presença.

Os CENTROS DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS EM RISCO surgem como resposta social, procurando alternativas que minimizem os problemas e as carências sentidas pelas crianças em situação de urgência, decorrentes de abandono, maus tratos, negligência ou outros factores.

É um local de residência temporária de crianças dos 0 aos 10 anos, de ambos os sexos, que se encontram em situações de risco grave por :

• Negligência
  • Maus tratos
  • Abuso sexual
  • Exploração infantil

OBJECTIVOS

• Proporcionar um ambiente onde sejam garantidas à criança condições de afectividade, saúde, equilíbrio emocional e educação.

• Garantir os meios que contribuam para atenuar ou anular os efeitos sentidos pela situação vivida anteriormente e pela ruptura da criança com a família.

• Contribuir, mediante estudo individualizado, para a definição da forma de resposta adequada a cada caso e respectivo acompanhamento.

CAPACIDADE :  12 Crianças.

ACTIVIDADES :

Centradas no modelo familiar :

• Alojamento e alimentação
  • Cuidados de higiene e de saúde
  • Apoio no vestuário e calçado
  • Integração nas estruturas locais, nomeadamente no que se refere à educação.

EQUIPA DE APOIO:

• Psicóloga
  • Técnica de Serviço Social
  • Animadora Cultural
  • Ajudantes de Lar
  • Voluntários

ORIGEM DOS CASOS :  Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo (CRSSLVT), Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), Instituto de Reinserção Social (IRS), Comissão de Protecção de Menores (CPM), Tribunais, Hospitais, Policia de Segurança Pública (PSP).

ENCAMINHAMENTO DAS CRIANÇAS :

Home ] Cima ] Familias ]

Envie-nos as suas perguntas ou comentários
Ultima alteração: Março 12, 2001